Maranhão se classifica para a 5ª edição do SENAI Brasil Fashion

Projeto de minicoleção de roupas inspirado na beleza natural da juta, do linho e da fibra de buriti foi criado por dupla maranhense.

 A partir do tema “Todo mundo tá na moda”, Marielle da Silva Ferreira e Maria Josete Viegas Rodrigues, as alunas do curso de vestuário do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (SENAI-MA) foram classificadas para a 5ª edição do SENAI Brasil Fashion, ao desenvolverem o projeto de uma minicoleção de roupas e acessórios utilizando materiais como juta, linho e fibra de buriti.

Foram selecionadas duplas de alunos do SENAI de todo o Brasil e doze foram classificadas, de nove estados brasileiros, entre eles, o Maranhão. Os participantes irão vivenciar um percurso de coaching, criar, desenvolver e apresentar uma minicoleção (3 looks), sob a orientação de nomes como Ronaldo Fraga, Alexandre Herchcovitch, Lino Villaventura e Lenny Niemeyer. Os looks desenvolvidos serão ainda confeccionados e apresentados em um desfile de moda profissional, com a presença de público especializado, em novembro, no Rio de Janeiro.

A dupla maranhense levou para o concurso a proposta de sustentabilidade e a beleza natural da juta, do linho e da fibra de buriti, destacando traços da cultura maranhense com o uso do crochê, produzido manualmente por rendeiras do município da Raposa.

“A nossa minicoleção ‘Grito para a moda’ traz a questão da sustentabilidade e o reaproveitamento de peças que são descartadas, mostrando que pode ser feito algo muito interessante e que chame a atenção do público”, conta Mariele.

MODA – Não é a primeira vez que o Maranhão é classificado no SENAI Brasil Fashion. Em 2015, o maranhense de Trizidela do Vale, Willame Leite de Sousa Filho (Willame Knowles), foi um dos alunos do SENAI-MA, que participou do projeto. O jovem estilista utilizou técnicas, texturas e trabalhos manuais que chamou a atenção do seu coach, o renomado estilista Alexandre Herchcovitch.

O SENAI Brasil Fashion é um projeto desenvolvido pelo SENAI CETIQT (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil), escola de moda do Departamento Nacional do SENAI e principal formador de profissionais para o segmento, e tem como principal objetivo promover a integração de alunos e ex-alunos com a indústria e com o mercado de trabalho, ao estimular a qualificação profissional e dar visibilidade a novos talentos.

Célia Lima

Estudante de jornalismo e colunista de O 4º PODER, abordando assuntos sobre moda, comportamento, celebridades, política, decoração, eventos e outras coisitas....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *